Valdenir de Paiva Baggio
Tudo passa!
Esta realidade nos acompanha.
Os bons e maus momentos irão passar. O que restará são lembranças e aprendizados.
Não há dia, por mais tenebroso, que não chegue ao fim. Não há dor que, por mais lancinante, não se extinga.
Nossa impaciência aumenta o sofrimento. Nosso mau humor e negatividade afasta, muitas vezes, a ajuda que chegaria para nos socorrer, aumentando ainda mais a aflição.
Se sabemos que tudo passa, por que lamentamos tanto?
Momentos difíceis fazem homens fortes. Estamos nesta luta diária nos fortalecendo, aprendendo a lidar com situações complexas que desenvolvem o raciocínio, com situações dolorosas que desenvolvem nossos sentimentos, com erros grotescos que aprimoram nossa paciência, com relacionamentos complicados que estimulam o perdão e a indulgência, com trabalhos extenuantes que nos impulsionam à superação.
Neste torvelinho de cenários complexos, de convívio tumultuado e de situações desgastantes, as arestas do nosso orgulho vão sendo lentamente aparadas, nossa vaidade lentamente vai se retirando de cena e vai se formando um novo ser, burilado no fogo das dificuldades, na aspereza das experiências humanas e santificado no trabalho silencioso e ativo.
Quando as nuvens pesadas das dificuldades se vão, o calor e brilho do sol de um novo dia aparecem, nos concedendo novas esperanças no porvir. Neste novo cenário, nos encontramos já fortalecidos pelas experiências múltiplas desta abençoada vida.
Impossível seria obter os louros da vitória sem entrarmos na arena da vida com fé, dedicação e perseverança.
Comment here